Cineteatro São Luiz dá início a programação alusiva ao seu aniversário de 60 anos

Nesta sexta-feira (02 de março), às 19h, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), dá início a programação alusiva ao seu aniversário de 60 anos. O evento traz a aula-espetáculo “Luiz, Câmera, Ação”, com o ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme. No palco, seis décadas de história do São Luiz, suas memórias e aspectos históricos que permearam a vida social de Fortaleza. O espetáculo é seguido pela apresentação “StepUP” do grupo musical espanhol aupaQUARTET. A programação tem entrada gratuita. 

 

O convite para a celebração da data é também para uma experiência estética. Um mergulho numa história construída por memória, afeto e resistência, assim como destaca a diretora do equipamento, Rachel Gadelha: “Em março, o São Luiz faz 60 anos, comemoração que nos alegra e nos convidaa seguir adiante cheios de sonhos, dispostos ao trabalho, reconhecendo trajetórias e cenários, reverenciando públicos e artistas. Seguimos sabedores de que essa casa merece todos os aplausos e uma vida longa. Que esse espetáculo nunca termine!”. 

Espaço de grande valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense, o  

 

Cineteatro São Luiz chega ao ciclo sexagenário sendo um dos poucos cinemas de rua ainda em atividade no Brasil. Um lugar de formação de plateia, público, audiência, mas sobretudo, de formação de repertórios artísticos e culturais, capazes de ampliar horizontes e conhecimentos, capacidade crítica e inventiva de ser e de estar no mundo.  

Ao longo do mês de março outras atividades marcam as comemorações, incluindo uma lista de 45 clássicos que marcaram a história do cinema, espetáculos com nomes importantes do teatro local e internacional e show com o músico Ivan Lins. Programações especiais alusivas a data também ocorrerão ao longo do ano. 

 

A abertura das comemorações começa às 19h com a aula-espetáculo “Luiz, Câmera, Ação”, com Ricardo Guilherme. A classificação indicativa é de 14 anos. O ator, diretor e dramaturgo percorre as seis décadas de história do Cineteatro São Luiz (1958 a 2018), revive memórias e resgata aspectos históricos de Fortaleza com material iconográfico e sonoro. 

Em parceria com o projeto Giro das Artes, às 20h, quem se apresenta na Casa é o grupo musical espanhol aupaQUARTET com o espetáculo “StepUP”. Trabalho que realiza uma fusão particular de estilos – sonoridades de suas influências com suas próprias composições. O aspecto clássico dos instrumentos de cordas do grupo contrasta com a música que produzem, cheia de estratagema, força e espontaneidade.  

 

O show representa um breve passeio pela história do grupo ao propor a apresentação de músicas de alguns dos artistas que influenciaram e inspiraram suas carreiras como Michael Jackson, Sting, John Coltrane ou James Brown

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial