Cenário eleitoral indefinido faz investidores adiarem suas aplicações

A volatilidade presente no mercado financeiro já era algo esperado, levando em consideração a incerteza política que o país vem vivendo. Caso o cenário não estivesse tão instável, seria mais simples ter planos estratégicos e concretos. Um dos principais pontos preocupantes se encontra em relação a quais candidatos chegarão até o segundo turno, se este episódio ocorrer ou então, quem será o futuro Presidente da República. 

Para o Economista, Pedro Coelho Afonso, a eleição causa uma certa turbulência, portanto, o importante para o investidor que ainda não tomou uma posição ou partido no mercado financeiro é esperar que essa época passe, para ter noção do que de fato irá acontecer. “Em contrapartida, esse cenário de volatilidade acaba por favorecer outros tipos de operadores, que são mais de curto prazo, a diferença é que precisamos entender que enquanto esse episódio não estiver definido, não vale a pena, para os investidores de longo prazo, investirem neste momento que o país vive”, explica Pedro Afonso. Aqueles que estão com o dinheiro parado e não sabem exatamente o que fazer com este ou pensam em investi-lo, o mais indicado neste período é não fazer nada, é deixá-lo estagnado e esperar. Por isso o planejamento financeiro é indispensável, quem não possuí-lo de fato sentirá as oscilações que as eleições causam na economia. 

Com essa visão política indeterminada, é de extrema importância começar a se preparar para as cotações de renda variável e investimentos atrelados ao dólar que vão subir e descer com frequência. “O considerável agora é o mercado e o investidor ter muita clareza e entender que agora não é a hora para tomar um partido e para quem já tomou partido, é melhor aguardar até termos um resultado concreto, até de fato saber o que será traçado”, finaliza o Economista. 

  

Sobre – Pedro Coelho Afonso 

Economista e graduado em relações internacionais Pedro Afonso possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, passando por grandes instituições, sempre na área de gestão de investimentos, como o Banco Santander, Rio Bravo e Nest Asset Management. Especialista em investimentos, Pedro Afonso procura mostrar de forma simples todos os produtos disponíveis hoje no mercado financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial