CCBNB Fortaleza realiza semana do rock com filmes, debates, Oficinas e shows

 

No próximo dia 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock. Para celebrar a data, o Centro Cultural Banco do Nordeste vai realizar a “Semana do Rock: uma história cultural – mostra de filmes, debates, shows e oficinas” nos dias 12, 13 e 14 de julho, a partir das 10h30.

 

O evento reunirá campos artísticos e acadêmicos numa aproximação recheada de temas em torno do gênero: moda, marketing, economia criativa, as significações sociais/culturais que ele perpassa, filmes, vivências teatrais, oficinas e shows que vão contar a história do Rock no mundo, no Brasil e no Ceará.

 

A ideia de realizar um evento basicamente feito por artistas cearenses e dedicado ao rock foi do arte-educador Carlinhos Perdigão. “A ideia é celebrar a linguagem, analisando-a e apresentando-a em diversos formatos. O rock mudou o panorama das artes – e não só musical – em todo o mundo, daí a importância deste projeto. Assim, a gestão do CCBNB – André Marinho, Elizabeth Holanda e Maurício de Lima – se mostrou altamente sensibilizada e resolveu apostar no projeto. Dessa forma nasceu a Semana do Rock”, conta.

 

De acordo com Perdigão, a programação – ligada ao campo da arte-educação – foi pensada para atingir os mais diversos públicos, e numa perspectiva multicultural. “Convidamos bandas como Renegados e Rubber Soul, pesquisadores como Cleyton Monte e Katiusha de Moraes, além de pessoas ligadas ao marketing, à moda e até mesmo à psicologia, casos de Sérgio Costa, Graça Cabral e de João Alfredo Boni Meirelles, os dois últimos vindos de São Paulo especialmente para a Semana”, afirma.

 

O arte-educador destaca ainda a realização de eventos como este: “a cultura faz o ser humano, e este, por sua vez, é também um produtor de culturas. Assim, em tal contexto, é fundamental termos um centro cultural como o do Banco do Nordeste acreditando em projetos como este, diversificado, múltiplo e aberto a diversas possibilidades de interferência para quem se fizer presente. E será tudo gratuito!”, finaliza.

 

Confira a programação:

 

Dia 12\07

 

10:30 – 12:30 (Sala 01) – Filme. “Hair”: produção de 1979. Direção: Milos Forman. Elenco: John Savage, Treat Williams e Beverly D´Angelo. A película conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos convocado para a Guerra do Vietnã, que chega a Nova York para apresentar-se ao exército e se torna amigo de um grupo de hippies da cidade, adeptos do pacifismo e contrários à guerra.

 

12:30 – 13:30 (Galeria) – Música. Programa Cardápio Musical, com Marcelo Justa. Guitarrista, violonista, cantor e compositor cearense. É autor de jingles e já tocou com artistas como Beto Guedes e Overtrio. Atualmente, se apresenta com o trio instrumental Caixa de Som.

 

14:00 – 16:00 (Sala 02) – Teatro. Programa Rock em Cena: uma vivência teatral. Tema: Como o Rock lhe toca? Com João Alfredo Boni de Meirelles: psicólogo, psicoterapeuta clínico com formação em Psicodrama, Sociodrama, Gestalt Terapia, Terapia Familiar e Comunitária.

 

16:15 – 17:15 (Sala 01) – Debate. Tema: O Rock e os seus significados sociais/culturais. Com Cleyton Monte: Doutor em Sociologia (UFC) e professor da Faculdade Cearense. Mediação: Carlinhos Perdigão (arte-educador).

 

17:30 – 18:30 (Sala 03) – Workshop. “O Rock´n´Roll e o Contrabaixo”, com Alan Kardec. Multi-instrumentista, já tocou com bandas como Trem do Futuro.

 

18:45 – 20:00 (Palco) – Música. Gerard Presley e Banda.

 

Dia 13\07

 

10:30 – 12:30 (Sala 02) – Teatro. Programa Rock em Cena: uma vivência teatral. Tema: Como o Rock lhe toca? Com João Alfredo Boni de Meirelles: psicólogo, psicoterapeuta clínico com formação em Psicodrama, Sociodrama, Gestalt Terapia, Terapia Familiar e Comunitária.

 

12:30 – 13:30 (Galeria) – Música. Programa Cardápio Musical, com Cláudio Oliveira.

Guitarrista, cantor e compositor cearense ligado ao blues e ao rock.

 

13:45 – 14:45 (Sala 02) – Workshop. “A Voz no Rock”, com Fets Dômino.

Vocalista de bandas como Vucani, Bluesnake, Odissey.

 

15:00 – 16:00 (Sala 03) – Workshop. “A Guitarra no Rock”, com Abraham Paiva.

Músico profissional há mais de 20 anos, é guitarrista de bandas como Zero85 e Zeppelin-Blues, além de tocar com artistas como Jord Guedes, Paulo Façanha, Valerie Mesquita e David Duarte.

 

16:15 – 17:15 (Sala 01) – Debate. Tema: O Rock e a Moda, com Graça Cabral.

Sócia-fundadora e atualmente diretora de comunicação do São Paulo Fashion Week. Foi vice-presidente do Instituto Nacional de Moda e Design (INMOD). Atua também como consultora e mentora em projetos de aceleração de micros e pequenas empresas em todo o Brasil.

Mediação: Diego Gregório, assessor de comunicação, stylist e editor do blog de moda Homem Etc. do jornal O POVO, e Carlinhos Perdigão, músico e arte-educador.

 

17:30 – 18:30 (Sala 02) – Debate. Tema: Os percursos do Rock no Brasil, com Renato Ângelo. Mestre em Políticas Públicas (UECE) e professor da Faculdade Cearense.

 

Mediação: Katiusha de Moraes – produtora cultural, escritora, especialista em Teorias da Comunicação, mestra e doutoranda em Linguística Computacional (UFC).

 

18:45 – 20:00 (Palco) – Música. Banda O Verbo.

 

Dia 14\07

 

12:30 – 13:30 (Sala 01) – Filme. Cardápio Musical: exibição do filme do show da cantora Cássia Eller no Festival Rock in Rio, em janeiro de 2001.

 

13:45 – 15:45 (Sala 01) – Filme. “Quase Famosos”, de 2001. Direção: Cameron Crowe. Elenco: Patrick Fugit, Billy Cruddup, Kate Hudson e Frances McDormand. O longa, baseado na vida pessoal do diretor, versa sobre um rapaz de 15 anos, aspirante a jornalista, e que consegue trabalho na revista Rolling Stone. Ele terá que acompanhar o grupo fictício Stillwater em sua primeira excursão nos Estados Unidos.

 

16:00 – 17:30 (Sala 01) – Debate. Tema: A economia criativa, o mercado e a estética no Rock, com Graça Cabral (sócia-fundadora e diretora de comunicação do São Paulo Fashion Week) e Sérgio Costa (sociólogo e publicitário, trabalha na agência Being Marketing e é guitarrista da Lowelldive).

 

Mediação: Carlinhos Perdigão – músico e arte-educador.

 

17:45 – 18:45 (Sala 03) – Workshop. O Rock´n´Roll e a Bateria, com Aristides Cavalcante. Arte-educador, pós-graduado em Música (UECE), instrumentista com experiência internacional, tendo tocado nos EUA e na Europa.

 

19:00 – 20:00 (Palco) – Música. Banda Rubber Soul.

 

20:15 – 21:30 (Palco) – Música. Banda Renegados.

 

Semana do Rock: uma história cultural – mostra de filmes, debates, shows e oficinas”. Entrada gratuita.

Dias: 12, 13 e 14 de julho.

Horário: a partir das 10h30

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Conde d’Eu, 560 – Centro)

Mais informações: (85) 3209.3500

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial