Cartão de crédito é a principal dívida das famílias brasileiras. Aplicativos podem auxiliar no controle das finanças

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada em março deste ano, apontou que o cartão de crédito é o principal tipo de dívida das famílias brasileiras, independentemente da renda. O estudo indicou que aproximadamente 78% das famílias com renda domiciliar de até dez salários mínimos devem no cartão. Em seguida, estão os carnês (13,9%) e o financiamento de carros (10,6%). 

 

Para quem está buscando alternativas para controlar as finanças, o coordenador de Pós-graduação da Área de Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, Alexandre de Andrade, recomenda prudência ao comprometer a renda com compras a longo prazo. Para não se perder com os compromissos financeiros, o ideal é utilizar ferramentas inteligentes para acompanhar os gastos. “Prever determinados compromissos, como impostos, aumentos de taxas, financiamentos e imprevistos, auxilia na melhor tomada de decisão. Nesta tarefa a tecnologia é uma grande aliada, principalmente quando a ferramenta está acessível no celular”, avalia. 

 

O especialista listou três aplicativos gratuitos e práticos: o GuiaBolso é um dos aplicativos mais baixados dessa categoria, exige paciência para inserir os dados necessários, mas depois de pronto a atualização é automática; o Finance é voltado para aqueles que gostam de separar as transações diárias por centro de custo e chegar em resultados através de análises; e o Gastos Diários é recomendado para quem prefere gerenciar o dinheiro como um profissional, com gráficos e relatórios. As ferramentas estão disponíveis para download em Android e EOS. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial