Antonio Nóbrega leva homenagem a Ariano Suassuna a Fortaleza

Artista está na programação do projeto Sessão Sonora, que combina apresentações musicais e exibições de cinema. Antes do espetáculo o público confere “Brincante – O Filme”, que tem direção de Walter Carvalho.

No próximo dia 18/11 (domingo) Antonio Nóbrega estará em Fortaleza com o espetáculo Um Recital Para Ariano, pela programação do projeto Sessão Sonora, do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Em homenagem ao dramaturgo, poeta, romancista, ensaísta e um dos grandes pensadores da sociedade brasileira, Nóbrega leva ao palco toda a diversidade de suas performances. A apresentação é composta por romances, poemas, martelos agalopados e toques instrumentais, que de alguma forma estão marcados pela presença da Ariano Suassuna.

“Já lá se vão mais de quarenta anos desde o momento em que Ariano convidou-me para integrar o Quinteto Armorial. Dessa ocasião até praticamente a sua morte, além da boa convivência e amizade que sempre cuidamos em manter, estabelecemos também um vínculo artístico que se materializou em algumas peças musicais.  Essas músicas foram tanto diretamente referenciadas em suas obras literárias – particularmente na Pedra do Reino – quanto, de modo indireto, inspiradas nas prazerosas conversas que tivemos ao longo dos anos. Não é por outra razão que o espetáculo também se constitui numa espécie de recital sentimental.” Afirma Nóbrega.

Nóbrega realiza uma viagem musical que passa pelos romances A Nau Catarineta, A Filha do Imperador do Brasil, pelas canções O Rei e o Palhaço e Canudos e pelas peças instrumentais Rasga e Ponteio Acutilado. Ele estará acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas, viola e cavaquinho), Edson Alves (baixo e violão), Leo Rodrigues (pandeiro, percussão e bateria), Olívio Filho (acordeão)  e Zé Pitoco (sax alto, clarinete e zabumba).

O evento tem patrocínio da M. Dias Branco, Minstério da Cultura e Governo Federal. Realização do Cineteatro São Luiz, Maricota Produções e Violeta Filmes.

BRINCANTE – O FILME

Antes da apresentação de Um Recital para Ariano será exibido o longa metragem Brincante – o Filme, que tem direção de Walter Carvalho. “O Antonio, quando toca, faz o sonho vir das mãos dele; quando ele dança, é uma epifania de músculos e formas do corpo” – afirma o diretor.
Misto de ficção e documentário, Brincante – o Filme traz uma visão lírica do universo popular do multiartista Antonio Nóbrega, conduzido pelos personagens João Sidurino e Rosalina. Uma produção Gullane em coprodução com o Brincante Produções Artísticas, Maria Farinha Filmes, Kinofilme e HBO Latin America Originals.

A exibição pelo projeto Sessão Sonora terá audiodescrição, legendagem para surdos e ensurdecidos e tradução em Libras.

SOBRE O SESSÃO SONORA

A Sessão Sonora nasceu da ideia de se trabalhar a pluralidade das duas linguagens artísticas mais populares no Brasil: o cinema e a música. Expressões apreciadas por todas as pessoas, de todas as idades e classes sociais, dos gostos mais ecléticos e variados. O projeto também tem sua concepção baseada na afirmação da vocação do São Luiz como um dos poucos Cineteatros do Brasil. A proposta consiste na mostra de filmes com a temática da música seguido de shows relacionados aos filmes. O conceito é integrar as diversas linguagens da arte em torno de um mesmo tema, a música.

SERVIÇO

Sessão Sonora com Antonio Nóbrega

Quando: 18 de novembro de 2018 (domingo)

16h Brincante – O Filme

18h Espetáculo Um Recital para Ariano  

Onde: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Centro – Fortaleza/Ceará
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Classificação indicativa: Livre
Informações: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br e (85) 3252-4138

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *