Alegrias e Tristezas (D. Isabel I) Educação – São Paulo, SP

Em Alegrias e tristezas: estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil, os textos autobiográficos são reunidos às análises de dois especialistas sobre a governante: a historiadora e arquivista Maria de Fátima Moraes Argon, presidente do Instituto Histórico de Petrópolis e pesquisadora-chefe do Arquivo Histórico do Museu Imperial e o historiador e advogado Bruno da Silva Antunes de Cerqueira, fundador do IDII e indigenista da Funai, em Brasília.

Fátima Argon trabalha a escrita de si no percurso biográfico daquela que teria sido D. Isabel I na transição do XIX para o XX, enquanto Bruno A. de Cerqueira analisa as implicações teóricas que a história da historiografia da personagem aportam aos estudos sobre a virada do século e a Belle Époque no Brasil. O livro traz ainda a Cronologia isabelina e isabelista e uma tabela com todos os homens e mulheres que D. Isabel nobilitou, pessoalmente ou por vias transversas.

A regente do Império que sai da pesquisa, encetada pelos dois autores durante os últimos 20 anos, nada tem a ver com a personagem minimizada pela historiografia convencional, assim como se distancia do pálido e eventualmente caricato objeto de culto do abolicionismo monarquista.

De outro lado, a catolicidade de D. Isabel é esmerilhada até o ponto em que se torne possível a compreensão de uma “rede de sentidos” para uma hipotética canonização dela por parte da Santa Sé.

Prefacia o livro a historiadora Teresa Malatian, biógrafa de dois dos filhos de D. Isabel.

A obra, com mais de 800 páginas, recheada de fotos e documentos inéditos, é mais uma parceria entre o IDII e a Linotipo Digital Editora e Livraria, de São Paulo.–O montante a ser arrecadado por meio deste crowdfunding visa angariar a quantidade necessária para financiar a impressão (cerca de 80%) do valor e os trabalhos de revisão dessa importante e necessária obra.Nas recompensas estão outros títulos da Linotipo Digital, atrelados ao assunto, todos com 10% de desconto ou mais e frete incluso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar