Adolescentes e jovens do Brasil e da Noruega trocarão experiências durante campeonato de futebol em Fortaleza

Projeto contribui para a formação sociopolítica e esportiva de meninos e meninas em situação de extrema vulnerabilidade social na capital cearense

Pela nona vez consecutiva, estudantes Noruegueses estarão em Fortaleza na próxima semana (13 e 14) para mais uma edição do ‘Torneio de Futebol Society Brasil Noruega’ que faz parte do projeto Futebol e Cidadania, iniciativa executada pela ONG Diaconia, em parceria com a Ajuda da Igreja da Noruega (AIN). O projeto contribui para a formação sociopolítica e esportiva de meninos e meninas em situação de extrema vulnerabilidade social na capital cearense. O intercâmbio acontecerá no Alvo Futebol Society e Paintball (Av. Comodoro Estácio Brígido, 2263 – Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza) e envolverá jovens e adolescentes dos bairros Jangurussu e Pirambu – comunidades apontadas entre as mais violentas da Grande Fortaleza de acordo com o relatório de atividades do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) 2017 -, e da Escola de Futebol da Noruega Molde Folkehøgskole, que vêm ao Brasil especialmente para participar do evento.

O torneio terá início às 8h30 da terça-feira (13) com 93 jovens divididos e divididas por times masculinos e femininos, a saber: dois times do coletivo Natora, três times do coletivo Estrelas do Campo, quatro times da Noruega e três times femininos dos dois países. As partidas acontecerão simultaneamente nos 5 campos da arena alvo paintball e terão 40 minutos cada partida. Ao final, entrega das premiações e uma ciranda com cantigas populares nordestinas.

Na quarta-feira (14), pela manhã, a comitiva norueguesa irá ao Jangurussu conhecer de perto o projeto Estrelas do Campo. À tarde, o grupo visitará a sede do coletivo Natora localizado no Carlito Pamplona, no Grande Pirambu. Lá haverá uma roda de conversa onde os jovens do coletivo irão compartilhar as ações e experiências em cultura, arte e esporte desenvolvidos pelo grupo em parceria com a Diaconia. Na sequência, o grupo fará uma breve caminhada na comunidade em direção à praia para contemplar o pôr do sol do espigão do Vila do Mar.

Para a assessora Político Pedagógica da Diaconia em Fortaleza, Kezzia Cristina, o torneio configura, além do incentivo à competição saudável dos participantes e das participantes, “na troca de experiências entre culturas diferentes, e no reconhecimento desses adolescentes e jovens como sujeitos de direitos, empoderados e empoderadas, capacitados e capacitadas, e encorajados e encorajadas para mudarem suas realidades”.

Kezzia ainda acrescenta que essa edição, não diferente das anteriores, promove oportunidade para que as juventudes acessem um intercâmbio de experiência das vivências juvenis a partir da ludicidade dos jogos e rodas de conversas sobre o futebol social para a promoção da cidadania. “Nossa taça é o rompimento das fronteiras entre povos e o troféu para todas as equipes participantes é o empoderamento das juventudes para a defesa de seus direitos. O futebol com as meninas também é um diferencial pois rompe com os marcadores das desigualdades de gênero.”

Serviço:

EVENTO: Intercâmbio de Futebol Brasil e Noruega

LOCAL: Alvo Futebol Society e Paintball

ENDEREÇO: Av. Comodoro Estácio Brigido, 2263 – Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE, 60813-670

HORA: Início às 08:30 com abertura de integração e lanche | Encerramento: 14:00horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *