Academia Internacional de Cinema disponibiliza em seu site série de artigos sobre movimentos cinematográficos

O site da Academia Internacional de Cinema (AIC) começou a publicar em sua seção de artigos, uma série de estudos sobre os movimentos cinematográficos mais relevantes, oferecendo uma ótima oportunidade para os que querem entender mais sobre a história da sétima arte.

A autoria dos artigos é de Katia Kreutz, jornalista e cineasta. “Sou ex-aluna da primeira turma da AIC e agora pesquisadora de Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP, por isso acredito que uma das melhores formas de impulsionar a produção cinematográfica brasileira é por meio do conhecimento. Divulgar informações importantes sobre os movimentos que contribuíram para estabelecer a linguagem do cinema como o conhecemos hoje é um caminho para conquistar o interesse das pessoas sobre o universo extraordinário da sétima arte”, diz Katia, que também é redatora no site Cinemascope.

Os artigos, frutos de um excelente trabalho de pesquisa, são bem detalhados e informam o que foi o movimento, como ele surgiu, suas principais características e os grandes nomes que o representam. Além disso, temos o legado de cada um deles para o cinema, como no caso do expressionismo Alemão, que pode ser percebido em toda a filmografia do diretor Tim Burton, e do Neorrealismo Italiano, presente na obra de Federico Fellini.

No site oficial da Academia Internacional de Cinema (www.aicinema.com.br) estão disponíveis os três primeiros artigos da série, que são sobre o expressionismo Alemão, o Neorrealismo Italiano e o Nouvelle Vague. Outros movimentos importantes serão acrescentados nessa lista em breve. O próximo será sobre Cinema Novo O site também oferece dicas para quem está entrando na área audiovisual ou pretende saber mais o universo cinematográfico e suas possibilidades profissionais.

Sobre a Academia Internacional de Cinema (AIC)

A AIC é uma escola que, desde 2004, oferece mais de 40 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual, da ideia à distribuição, com cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, além de dois cursos técnicos de formação profissional: Filmworks – Técnico em Direção Cinematográfica, e Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV. Com infraestrutura técnica e professores atuantes no mercado audiovisual, a AIC se destaca pela ênfase na prática e na teoria aplicada. Ao longo de sua exis tência, já produziu com seus alunos mais de 2 mil curtas metragens. Sua agenda de eventos inclui palestras e debates com dezenas de cineastas reconhecidos nacional e internacionalmente. Uma lista completa de professores e cineastas convidados pode ser visualizada no site: www.aicinema.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial