8º Fórum Nacional de Museus acontecerá em Fortaleza, com apoio da Secult

Foto: Salvino Lobo

 

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e a equipe da Secretaria da Cultura (Secult) receberam, na tarde desta segunda-feira, 18/2, a diretora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Eneida Braga, para tratar do 8º Fórum Nacional de Museus. Contando com o apoio da Secult, o evento acontecerá no segundo semestre em Fortaleza.

“O  Fórum Nacional de Museus irá receber cerca de mil pessoas de vários lugares do País e vai contar com a parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, no âmbito da programação e dos espaços de realização do evento. Estaremos definindo quais serão os ambientes em deve acontecer o Fórum, com os museus vinculados à Secult e demais equipamentos culturais. Esse encontro é fundamental para o fortalecimento da política nacional de museus, de articular os sistemas estaduais de museus e o próprio Fórum, que envolve tanto os museus público, como privados e comunitários. Também pensamos em um fortalecimento institucional do Ibram, que é um instituto fundamental para as políticas de patrimônio e memória no Brasil”, destacou o secretário Fabiano Piúba sobre a parceria.

Fortaleza foi a cidade sede escolhida na última edição do Fórum Nacional de Museus, que ocorreu em Porto Alegre, em 2017. “O Fórum é o maior encontro realizado pelo setor museológico brasileiro. No Brasil nós temos mais de 3.700 museus e este é um espaço de interlocução, de debates, de propostas e de discussão das políticas públicas para a área de museus no País”, ressaltou a a diretora do Ibram, Eneida Braga.

Mais sobre o Fórum Nacional de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é responsável pelas políticas públicas para o setor museal no Brasil e realiza, a cada dois anos, o Fórum Nacional de Museus (FNM). Evento de abrangência nacional, o fórum tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), consolidando as bases para a implantação de um modelo de gestão integrado dos museus brasileiros, por meio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil terão espaço para refletir sobre os rumos dos museus brasileiros, e da Política Nacional de Museus.

Um comentário em “8º Fórum Nacional de Museus acontecerá em Fortaleza, com apoio da Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *