5 vantagens de aprender matemática pela internet

O ensino virtual pode ser uma boa opção para auxiliar os estudantes a garantirem uma boa colocação nos vestibulares; o Professor Ferretto – maior influenciador de matemática do Brasil- lista as vantagens e ensina a fazer bom proveito do conteúdo

A busca por cursos online tem chamado a atenção dos jovens brasileiros. Além do conforto de estudar em casa a qualquer momento, também tornou-se uma alternativa para estudantes se prepararem para o vestibular, sem necessariamente terem que investir em um cursinho – que, na maioria das vezes, requer um alto investimento. E se você está se preparando para o vestibular ou, até mesmo deseja manter boas notas na escola, por que não aproveitar o Youtube como uma ferramenta complementar de estudo?

O Professor Ferretto – maior influenciador de matemática do Brasil, com mais de 1,8 milhão de inscritos no Youtube, explica que a internet hoje é vista por muitos jovens como um meio prático para aprender ou repassar os temas dentro de casa, e garantir boas notas em provas bastante concorridas. “Alguns já perceberam que existe uma grande variedade de videoaulas gratuitas, com conteúdos completos, onde são mostradas dicas que nem sempre são dadas em sala de aula, principalmente no Ensino Médio”, explica o especialista.

Segundo Ferretto, a  matemática muitas vezes é vista como um “bicho de sete cabeças” entre os jovens, e as aulas online são ótimas para desmistificar isso, por meio de ensinamentos práticos e didáticos. “As vantagens em se dedicar por pelo menos uma horinha por dia – como forma de complementar os estudos, ou até substituir o cursinho intensivo pré-vestibular – são inúmeras, e faz com que os canais do Youtube e cursos pela internet sejam cada vez mais procurados”, completa.

Abaixo, o Professor Ferretto lista as 5 principais vantagens de estudar de forma online:

Economia

Para estudar em uma escola particular no Brasil, é preciso investir em uma mensalidade cara, que nem sempre é acessível para a maioria da população. Por outro lado, também não se pode contar unicamente com a rede de ensino público. “Para aqueles que sentem a necessidade de complementar o aprendizado, que pode não ser tão eficiente nas escolas, os canais de estudo no Youtube chegaram como forma de ajudar o aluno nos estudos em casa”, diz.

“Além de economizar com a mensalidade dos cursos extras em que se matricularia, ou mesmo o que pagaria a professores particulares, o aluno também não irá gastar com transporte e alimentação que, no final do mês, acabam pesando no bolso”, salienta Ferretto.

Aproveitamento do tempo e organização

Por mais que o aluno seja esforçado e esteja determinado em garantir uma boa nota nas provas, ficar horas seguidas trancado no quarto tentando estudar nem sempre é produtivo, ainda mais quando estamos falando de adolescentes. “Nas videoaulas online, o conteúdo está disponível em todos os momentos do dia. O aluno pode criar o seu próprio horário de estudos, de acordo com a sua rotina, mas a grande vantagem é contar com o conteúdo organizado de forma didática, e com a consultoria online. Muitas vezes os estudantes não sabem se organizar sozinhos e nem sabem por onde começar a estudar. Nesse sentido, os cursos pela internet ajudam muito, pois dão as diretrizes necessárias ao aluno”, diz Ferretto.

Em relação ao cursinho pré-vestibular presencial, também há vantagens na modalidade online. “O vestibulando deve aprender a se virar sozinho, seguindo os seus  horários, para que tudo flua de forma natural e os estudos não sejam vistos como uma “tortura”. Nem sempre ficar dentro de uma sala de aula é bom, pois cada um tem seu próprio ritmo. Alguns podem se distrair com uma conversa paralela, ou até com o barulho do ventilador. Além disso, nas aulas online, a pessoa tem a opção de pausar o vídeo caso queira ir ao banheiro ou fazer uma pausa para um café, por exemplo, o que faz como que ela não perca nenhuma explicação do professor”, diz.

Praticidade

Além da praticidade de ter o conteúdo disponível 24h por dia, como citado acima, existe também o conforto de poder abrir o computador ou o celular em qualquer lugar – seja em casa, no transporte, na biblioteca, entre outros.

“Em casos de alunos que vão estudar matemática, a minha dica é reservar um local que contenha uma mesa, pois, assim, será possível resolver exercícios passados pelo professor, já que, para se dar bem na disciplina, é preciso praticar e não ficar apenas na teoria. Mas para aqueles que vão estudar geografia, por exemplo, um bom fone de ouvido e um lugar confortável é o suficiente para complementar o aprendizado e garantir sucesso”, sugere.

Melhor interação

Muitas pessoas imaginam que, quando o aluno for estudar matemática de forma online, irá perder a oportunidade de interagir com o professor. Mas, na verdade, estão muito enganadas. Nas aulas do Youtube, é possível que o Professor crie um fórum nos comentários do vídeo, em que os participantes esclarecem as principais dúvidas, além de darem dicas para o professor sobre quais os próximos pontos que desejam estudar.

“No meu canal, tenho uma plataforma de estudos, a possibilidade de o aluno tirar dúvidas com monitores treinados. Ainda, na minha página fechada do facebook, que é destinada apenas para os alunos pagantes da plataforma, os alunos podem interagir comigo e com os outros alunos, formando uma “sala de aula” online no qual podemos trocar ideias”, comenta.

“Essa é a parte mais gratificante do meu trabalho, pois consigo esclarecer dúvidas e, ao mesmo tempo, fico sabendo quais outros conteúdos postar. Em cursinhos pré-vestibular, por exemplo, nem sempre os alunos poderão ter a liberdade de perguntar o quanto quiserem, pois as salas são compostas, muitas vezes por mais de 50 alunos, o que dificulta essa possibilidade”, completa.

 

Aprender a tirar o melhor da internet

Mesmo que muitos jovens já tenham descoberto formas de usar a internet ao seu favor, ainda existem aqueles que passam horas em frente ao celular jogando ou nas redes sociais. Nesse sentido, as aulas online proporcionam responsabilidade para os jovens, no momento em que passam a utilizar o tempo gasto na internet para adquirir conhecimento.

“Por mais que as aulas online sejam bem completas e apresentem diversas vantagens para quem quer aprender, é importante deixar claro que elas não substituem o ensino passado nas escolas. O intuito é servir como uma opção complementar para os alunos que estão cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, ou como substituição do cursinho presencial para quem está se preparando para o vestibular”, finaliza o especialista.

Sobre o Professor Ferretto: É o maior influenciador de matemática do Brasil, com mais de 1,7 milhões de inscritos no Youtube. O canal proporciona a milhares de estudantes a oportunidade de aprender e se desenvolver na matemática, desde o nível básico até a matemática do ensino superior. O acesso aos conteúdos do canal é gratuito, e também há cursos que podem ser adquiridos no site. Em seu blog, o professor também dá dicas para entender a matemática de forma prática e sem complicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *